Historial

A Noctuna nasceu em data incerta durante o mês de Março de 1995, a partir de uma ideia de um pequeno grupo de amigas estudantes da ESEL – Escola Superior de Educação de Leiria, que quis proporcionar à cidade de Leiria a convivência com o espírito académico aliado aos espectáculos musicais.

Inicialmente, a Noctuna era composta por elementos da mesma escola – ESEL, mas hoje apresenta-se com novas finalidades representando todo o ensino superior da cidade do Lis. No entanto, devido ao seu nascimento e passado histórico mantém a sua sede nesta escola que ainda se encontra fortemente demarcada pelo grande número de elementos que compõem a tuna.

A Noctuna é composta actualmente, por cerca de 30 elementos reunindo num só organismo todo o ensino superior existente em Leiria o que permite a troca de experiências entre as estudantes de instituições de ensino diferentes, fortalecendo laços de amizade e representando, desta forma, mais fielmente esta “cidade-estudante” noutras paragens.

Com os seus 13 anos de existência comemorados a 8 de Maio – dia da sua primeira aparição em público, na freguesia das Cortes em Leiria – já percorreu o país de norte a sul, nomeadamente participou em Semanas Académicas, encontros de Tunas e até Festivais, tendo já recebido alguns prémios como o de Melhor Tuna; Tuna Mais Tuna; Melhor Solista, Melhor Pandeireta, Melhor Instrumental, Melhor Porta-Estandarte, e Melhor Passa Calles.

Em 2000 teve oportunidade de viajar além fronteiras, durante uma semana com destino a Paris, onde realizou diversas actuações e, em Novembro de 2002 participou no Festival de Tunas Femininas, nos Açores. Mas, são as serenatas que mais caracterizam esta tuna exclusivamente feminina, que dedica belos sonetos aos seus amados trovadores, impondo uma nova tradição sempre sob o olhar atento do luar e do lindo Castelo de Leiria.

A mensagem que gostaríamos de deixar é a de que rendam os vossos corações à alegria e boa disposição que queremos distribuir a todos aqueles que nos dão a honra de nos escutarem.

  • PACK Festivais (material para download)



%d bloggers like this: